O Biombo

(Saiba como temperar suas aventuras de horror usando o mais antigo e esquecido acessório do RPG)

Não precisamos ir muito longe para descobrir que, cada vez mais, o uso do biombo (escudo, screen para os mais antigos ou simplesmente divisória do mestre) está se extinguindo. Seja por atrapalhar a visão do mestre ou pelo mesmo não usar dados em suas aventuras, é difícil, hoje em dia, ver um mestre usando esse equipamento tão precioso.

Se pensarmos sobre a origem do biombo, logo vamos chegar à conclusão que ele serve somente para que o mestre roube em prol de seus NPCs super poderosos. A maioria dos jogadores pensam assim, o que não é verdade, afinal, que mestre quer ser conhecido como "Mestre Ladrão"?

Quanto mais nos envolvemos em um sistema de horror, mais nos ligamos a um determinado tipo de aventura, onde as situações da história chegam a ser mais importantes que o próprio contexto. Quando se é um jogador iniciante, é legal dizer "consegui matar três Zumbis com um braço nas costas". Quando se é um jogador de Horror, você se diverte falando que conseguiu se LIVRAR de três Zumbis tendo APENAS um braço (note a diferença da situação de luta para a interpretativa).

Mas o que o biombo tem a ver com aventuras de horror? Vamos imaginar que você tenha um personagem especialista em bombas. O mestre diz que você achou uma bomba e que para desarmá-la é necessário cortar um de três fios. O que você faz? A reação é lógica: rolar a perícia em bombas e descobrir qual fio deve ser cortado.

O mestre sabe que você pode fazer isso, e que suas chances são boas, ele pára pra pensar e diz: -Claro, você tem 80% de chance, pode jogar! Ei! Espere um momento!! JOGUE O DADO AQUI ATRÁS DO BIOMBO!

Qual seria sua reação nesse momento? Em uma situação normal, você jogaria aberto e saberia se errou, então poderia até dizer que foi claro em dizer que só estava olhando e que depois iria cortar.

Agora no nosso caso, você jogou o dado atrás do biombo, só o mestre sabe se você acertou ou se você errou, então ele diz: -Depois de três minutos olhando a bomba, você concluiu que deve cortar o fio AZUL!

Hum... você percebe o que o mestre conseguiu nessa situação? Até mesmo um especialista pode errar. A situação para o personagem, com certeza é de tensão, mas para o jogador, que não está acostumado com esse método é de MEDO! Ou você acha que o jogador iria cortar o fio que o mestre disse? Os dados são incertos, e mesmo ele tendo 80% de chance, pode ter falhado!

O jogador nessa situação está tenso e na dúvida vai querer tirar a prova e pedir para rolar de novo. Então o mestre diz: -O contador era de cinco minutos, você tinha tempo para fazer uma análise boa sobra a bomba, como você tem que sair um minuto antes da explosão para não ser atingido, resta-lhe apenas um minuto de teste, assim, seu contador cai pela metade, ou seja, você tem agora 40% de chance de sucesso. Role aqui ATRÁS DO BIOMBO!!!

Se os jogadores não xingarem o mestre nessa situação, todos vão estar definitivamente compenetrados na SITUAÇÃO de horror: "Tentamos ou damos no pé? Mas como fica a base? Será que você acertou na primeira? O pior de tudo é que ele pode estar roubando ..."

Para que não ocorra a situação de ser chamado de Ladrão, é legal deixar guardado o primeiro rolamento (virando um copo em cima por exemplo), isso pode fazer com que os jogadores fiquem mais tensos: "Mas que droga, ele não mexeu no dado, deve ter acontecido o melhor para ele ..."

Bem, tudo agora está nas mãos do mestre, ele criou o clima que queria para sua aventura e essa situação com certeza vai ser bem lembrada pelos jogadores, graças ao nosso bom, velho e esquecido biombo.

Mas não pense que ele serve somente para isso! Ajudar os jogadores é tão legal quanto forjar resultados negativos, basta o mestre manipular as jogadas nos momentos certos. Não seria legal o monstro achar a armadilha que os jogadores demoraram uma hora para bolar? Ou seria melhor se aquele super-monstro caísse numa coisa tão besta quanto aquela armadilha? Pois, logicamente, o teste para criá-la foi feito atrás do biombo... Tudo depende da situação que o mestre se encontra, afinal ele é o responsável pelo bom andamento do grupo. Mas não abuse dos rolamentos escondidos, use apenas para temperar suas aventuras, e você vai ver que é super divertido fazer isso.

Ah! E sobre a bomba com os três fios... ...era falsa! (Eu até sou um cara legal, mas não sou um mestre bonzinho!)


Raul Tabajara V. - Tem como ídolo Literário H.P, Lovecraft, adora jogar RPGs de horror (em especial aventuras de Call of Cthulhu) e está sempre pronto para trocar idéias com qualquer um que assim desejar pelo e-mail: rtabajara@starmedia.com.br

 

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