O que é Live-Action?

Expressão originária da língua inglesa que significa "Ação ao Vivo", o Live-Action é uma variante do RPG que se assemelha bastante à um teatro de improviso. Durante uma partida de Live-Action (ou simplesmente Live, como muitos simplificam) as personagens possuem caracterização, histórico, objetivos, aliados e inimigos em comum, porém não recebem um roteiro nem tampouco falas e marcas de cena. Como no RPG tradicional (de mesa), no live os jogadores são donos de suas ações e escolhem os caminhos que irão seguir, porém ao invés de declamarem suas ações, eles realmente as executam. Como exemplo, citamos um cavaleiro que pretende subir em sua montaria. Durante o RPG tradicional o jogador cita sua ação, já no live ele tem que realmente montar um cavalo.

live action "Tempos de Chumbo"

Mas para que o jogo possa ter êxito, alguns elementos são importantes:

  • em primeiro lugar, deve-se haver a presença de "narradores", que são pessoas que fazem o papel do mestre no RPG de mesa. Eles decidem ações que não podem ser solucionadas normalmente, como um combate ou então fórmulas mágicas, etc. Para um jogo de cinquenta personagens nós aconselhamos a presença de oito a dez narradores, dependendo do tamanho do local onde o jogo está sendo realizado.
  • a organização deve possuir um roteiro do jogo, assim a história não se perderá e irá fluir naturalmente. Esse roteiro pode incluir alguns objetivos, fatos e até objetos que devem ser encontrados em determinados momentos do jogo. Os narradores devem conhecer esse roteiro e ajudar sutilmente os jogadores a manterem o caminho correto. Isso não deve tirar o lívre-arbítrio dos jogadores, e sim ajudá-los a se ambientarem na história e permitir que os objetivos do jogo sejam alcançados.
  • ter cuidado com a decoração ajuda bastante aos jogadores "encarnarem" seus personagens. Mesmo que seja simples, é um fator importante.
  • não permitir que hajam muitos observadores. Não há nada de mais em deixar que uma ou outra pessoa assista o jogo, mas deve-se tomar cuidado, pois eles podem intimidar àqueles que estão no jogo e vice-versa. Tente sempre convencer a pessoa a pelo menos se ambientar no jogo, com uma personagem que pode inclusive não ter nenhuma ação, mas que não quebre o clima da história. Por exemplo, se o live estiver sendo ambientado na época da Santa Inquisição, os visitantes podem se vestir de padres ou guardas, conseguindo assim observar o jogo de perto. Com efeito, eles podem acabar se soltando e participando, ainda que timidamente, do jogo e tomando gosto por ele.
  • se preparar bastante para o jogo, com bastante pesquisa e tentando antecipar os diversos rumos que o live poderá ter.
  • lembrar-se sempre que o objetivo maior é a diversão. O live não é uma competição de caça ao tesouro, nem um combate ou torneio. Você pode tentar passar uma série de valores, dicas, culturas e aprendizados à quem joga, mas nunca se esqueça que se elas não estiverem se divertindo nada que tentar passar será absorvido por eles.
  • tenha sempre alguns personagens extras reservados. Além de sempre poder acontecer de uma pessoa aparecer de última hora, você pode também precisar desses personagens para algum jogador que eventualmente perca seu personagem durante o jogo.
  • tente fazer com que todos os jogadores cheguem ao fim do jogo. Em alguns tipos de live é comum as personagens morrerem e o jogador ter que abandonar o jogo. Além de ser desestimulador, pode criar um grande problema quando o jogador que perdeu o personagem é obrigado a ficar no ambiente do jogo sem um personagem por qualquer motivo (tem que esperar outro jogador para ir embora, ou se o jogo for à noite tem que esperar horário para poder pegar condução e ir embora, coisas do tipo). Os narradores sempre possuem um jeitinho para resolver essas questões: se a personagem foi envenenada, o narrador pode fazer com que o efeito do veneno leve o jogo inteiro para se concretizar, dando espaço para que o jogador possa dar um show de interpretação, fazendo o efeito do veneno ir funcionando aos poucos, com paralisias, dores, etc. Isso pode inclusive dar objetivo para outros jogadores (achar a cura, tratamento, etc).
  • cuidado com o toque. Alguns grupos chegam a usar a regra do "não-toque", onde é proibido uma pessoa tocar a outra. Tente analisar o perfil dos seus jogadores, talvez não tocar possa ser exagerado, mas cuidado com aproveitadores e pessoas descuidadas (nada de beijar as garotas com desculpa que é interpretação!! Mas nada impede que o jogador troque de telefone com a garota e converse com ela depois do live...). Os narradores devem estar de olho à esse tipo de situação e intervir, primeiro conversando cordialmente com a pessoa que parece não estar se comportando bem, e depois, caso não resolva, agir envocando a regra do não-toque para evitar problemas indesejados.
  • Incentive a interpretação com a ajuda de NPCs. No Player Caracters são pessoas que se infiltram no jogo como se fossem jogadores comuns, porém eles estão à serviço da organização do live. Eles conhecem o roteiro (ou parte dele, dependendo da situação) e ajudam o jogo a correr da maneira pretendida, realizando ações e buscando interpretar corretamente seus personagens, incentivando assim os mais tímidos a entrarem no clima do jogo.

Um live-action pode tantos temas quanto a imaginação for capaz de criar, desde situações de terror, comédia, ação, drama, suspense, etc.

Vale lembrar também que no live todos são protagonistas, o que torna este jogo bastante interessante, divertido e completo.

Não perca, em breve, entrará no ar novos backgrounds sobre live-action dando dicas para temáticas de lives (Como fazer um live de terror? Como fazer um live de ação? etc).

 

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