As expressões e palavras utilizadas pelos jovens, jogadores de RPG e underground muitas vezes podem confundir até aqueles acostumados com gírias e neologias. Esta seção surgiu para ajudar a desatar os nós da confusão e permitir comunicação e compreensão por todos. | |||||||||
Para
facilitar a pesquisa: |
|||||||||
Arquétipos
- |
Aventura
- |
Background
- Termo utilizado para definir o "conteúdo por detrás
de um personagem, cenário ou história". Ex.: o background
de uma personagem de RPG trata-se da história de seu passado,
ações, contatos que possue, lugar onde vive, habilidades,
objetivos, etc. Para um cenário, pode se dizer que o background
trata-se do detalhamento deste cenário (físico, social
e cultural) que servirá de base para uma partida de RPG. Também
podemos chamar de background todo o material que utilizarmos de apoio
para a construção das histórias, intrigas, objetivos
e demais elementos existentes em um jogo de RPG. Clique
aqui para acessar a seção background do site, onde encontrará
diversas informações e elementos para ajudá-lo
em seus jogos e construção de histórias. |
Brujah
- |
Card
Games - São jogos que se utilizam de cartas ilustradas,
com universo e regras específicas. É comum ver jogadores
de RPG colecionando ou jogando Card Games, embora não possamos
classificar um Card Game de RPG, pois nesta modalidade não existe
interpretação, e sim apenas um duelo entre cartas, como
em qualquer jogo de baralho. A ligação entre estes e os
jogos de RPG está no fato de que as ilustrações
e universos em que se ambientam os Card Games são inspirados
em jogos e cenários de RPG. Podemos citar Card Game Magic:
the gathering como o mais popular. |
Convenção
- Encontro de jogadores de RPG, live-action e Card Games. Nesses eventos,
além do espaço para os praticantes jogarem, são
lançados novos livros, exposições, além
de serem ótimos encontros sócio-culturais. |
Camarilla
- 1-) Termo criado no jogo "Vampiro - A máscara", da
editora White Wolf (e publicado no Brasil pela Devir Livraria), que
define uma organização vampírica que tem o principal
objetivo de esconder do mundo os segredos da existência dos vampiros.
2-) Associação mundial (inspirado no jogo "Vampiro
- A máscara" com grupos em diversos países do mundo,
incluindo o Brasil), onde se jogam Live-Actions inspirados no tema do
livro. |
Devir
- Principal editora brasileira responsável
pela importação, tradução e publicação
de livros de RPG e Card Games, além de ser a responsável
pelo Encontro Internacional de RPG realizado anualmente. O site oficial
é: www.devir.com.br. |
Diciplinas
- No jogo de RPG "Vampiro - A máscara",
da editora americana White Wolf, diciplinas são poderes especiais
que os vampiros recebem de seus mestres (através do sangue),
como correr em altíssima velocidade, ler mentes, transformar-se
em morcegos, entre outros. |
D20
- |
Dados
- |
Dungeons
and Dragons - Jogo de RPG baseado nas histórias fantásticas
da Idade Média. Foi um dos primeiros RPGs a serem lançados
e é até hoje muito jogado por todo o mundo. |
Dragão
Brasil - Principal publicação
no setor do RPG, a revista alcança todo o território brasileiro
e é publicada uma vez por mês. O site oficial é:
www.dragaobrasil.com.br
|
Elfos
- criaturas místicas de orelhas pontudas bastante populares
na obra de Tolkien (O senhor dos Anéis) e presentes em diversas
mitologias européias. |
Elísio
- |
EIRPG
- Encontro Internacional de RPG realizado anualmente pela Livraria
Devir, onde são trazidos sempre autores americanos para palestrar
e debater com o público. |
Fichas
de Jogo - São planilhas onde os jogadores marcam os
pontos que definem as habilidades físicas e mentais dos seus
personagens. É através dessas fichas que os personagens
podem realizar diversas ações que não podem ser
apenas representadas ou declamadas pelo jogador. Cada jogo de RPG possuem
uma ficha específica que se adapta melhor ao estilo do jogo,
e costumam vir anexadas junto aos livros. |
Frenesi
- |
Fireball
- Bola de Fogo. Se trata de um encantamento utilizado em diversos
jogos de RPG e representam em 99% dos casos um ataque. |
Grifos
- |
Gurps
- Sistema de RPG bastante complexo que prioriza a máxima
fidelidade real das ações físicas. Foi um dos primeiros
livros de RPG a se difundirem pelo mundo. |
Hidromel |
Live-Action
- Expressão
originária da língua inglesa que significa "Ação
ao Vivo", o Live-Action é uma variante do RPG que se assemelha
bastante à um teatro de improviso. Durante uma partida
de Live-Action (ou simplesmente Live, como muitos simplificam) as personagens
possuem caracterização, histórico, objetivos, aliados
e inimigos em comum, porém não recebem um roteiro nem
tampouco falas e marcas de cena.
Clique aqui para mais informações. |
LARP
- Sigla utilizada
em tradução ao termo Live Action, porém não
muito difundida. |
Loucura
- Uma face da mente -
Live realizado pela Seita de Manon (antigo nome do grupo Confraria das
Idéias), que ficou famoso por explorar as diversas facetas da
mente humano e provocar efeitos e sentimentos diversos nos jogadores.
Clique aqui para saber como foi. |
Mestre
- Termo que define o condutor do jogo de RPG. É a pessoa
que define a história e a progressão do jogo. Tem o poder
de interferir nos acontecimentos e funciona também como um juíz
para definir o efeito de ações realizadas durante a partida.
Descreve o cenário e também interpreta os Antagonistas
do jogo. |
Narrador
- Tem função parecida com o Mestre no jogo de
RPG, só que atua no Live-Action. Como o live possue uma dinâmica
diferente, acabam ocorrendo mais de um narrador por live (cerca de cinco
à dez, dependendo da quantidade de jogadores). O Narrador interfere
menos e raramente precisa descrever o cenário (já que
o Live é interpretado de fato, e o que o jogador vê é
exatamente o que o personagem vê), porém não deixa
de ser um elemento bastante importante para a condução
da história. Pode interpretar um antagonista ou não, dependendo
da história criada e tipo de live que se é jogado. |
OFF
- Termo que
designa o tempo em que o jogador "desliga" seu personagem
e deixa de atuá-lo para descansar, ir ao banheiro, etc, tanto
em mesas de RPG quanto em Live-Actions. Nos lives da Confraria das Idéias
o Off é proibido, por acreditarmos tirar a concentração
dos jogadores e a boa fluência da história e jogo. |
ON
- Termo que
designa o tempo em que o jogador está interpretando seu personagem.
Nos lives da Confraria das Idéias o jogador está sempre
em ON. |
Ogros |
Orcs
- Criaturas
do mundo fantástico medieval que são metade homens, metade
porcos. Na literatura de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis),
são seres deformados. |
Player
- palavra
em inglês para jogador, muito utilizada entre os praticantes do
RPG. |
Pontos
de Vida |
Projeto
Vozes do Espírito |
Quest
- obstáculos ou objetivos que são criados para
os jogadores sobrepujarem dentro de uma partida de RPG ou Live-Action. |
RPG
- "Role Playing Game" - Jogo de Interpretação |
RPGista
- Termo
usado para definir as pessoas que jogam RPG. Nem todos aceitam ou gostam
deste rótulo. |
Sistema
- Conjunto
de regras que determinam a física, ações sociais
e cenário de jogos de RPG. |
Sistema
"D20" |
Toreador |
Tempos
de Chumbo |
Ventrue |
Vampire
- The Maskarade |
Vozes
do Espírito |